Dezembro - Natal e datas comemorativas

Confira as datas especiais que você deve aproveitar em 2016

Se você vem acompanhando as últimas dicas do Impulso Digital, já sabe que o sucesso de uma promoção depende de um bom planejamento. Portanto, é hora de começar a antecipar suas ações para 2016.

Além de fazer o download do calendário de datas comemorativas de 2016, você pode aproveitar algumas dicas para fazer cada data ser mais especial e lucrativa. Confira:

Fevereiro

9 – Carnaval

O Carnaval, geralmente, é um período que as pessoas aproveitam para viajar e curtir o verão. Aproveite para promover produtos que tenham a ver com praia, lazer com a família e viagens.

Março

8 – Dia da Mulher
15 – Dia do Consumidor
27 – Páscoa

Março é um mês recheado de oportunidades para vários segmentos. No Dia da Mulher, o mercado que trabalha com algum produto voltado para o público feminino pode aproveitar a data.

O Dia do Consumidor é perfeito para criar condições especiais e liquidar. Melhor, ainda, se você puder pôr em promoção aqueles produtos que são os mais desejados ou que mais vendem.

E na Páscoa é a vez de o setor alimentício fazer mais sucesso do que nunca. Marcas de embalagem, decoração e organização de eventos também podem se beneficiar da época mais doce do ano.

Abril

13 – Dia do Beijo
28 – Dia da Sogra

Produtos para casais podem ganhar uma promoção especial antes do Dia dos Namorados, no Dia do Beijo. Você pode fazer campanhas criativas, nas redes sociais, para que os casais participem.

No dia 28, vale desenvolver uma ação criativa para presentear a sogra. Presentes personalizados, criativos e bem-humorados devem fazer sucesso nesta data.

Maio

1 – Dia do Trabalho
8 – Dia das Mães
25 – Dia do Orgulho Geek/Dia da Toalha

O feriado do Dia do Trabalho pode ser uma boa oportunidade para uma promoção. Um bom apelo é oferecer produtos voltados para o lazer e a diversão. Afinal, o dia pode ser do trabalho, mas o feriado foi feito para descansar e aproveitar.

O Dia das Mães já é um clássico e um dos pontos altos de faturamento no e-commerce brasileiro. Planeje-se para começar a divulgação com antecedência e busque trabalhar com produtos de diferentes estilos para, por exemplo, mães vaidosas, mães chiques, mães esportistas etc. Ter algumas dicas de presentes para a data no seu material de divulgação, com certeza, vai ajudar os filhos mais indecisos.

E, no fim do mês, o Dia do Orgulho Geek, ou Dia da Toalha, é um evento que vem ganhando bastante notoriedade e que pode ser usado para alavancar a venda de produtos relacionados à cultura pop. Livros, DVDs, canecas, camisetas e chaveiros são boas pedidas para a ocasião.

Junho

12 – Dia dos Namorados

Para muitos mercados, o Dia dos Namorados é o ponto mais alto de faturamento. O setor de produtos eróticos, por exemplo, costuma bombar nessa época. Se você não tem produtos específicos para casais, pode fazer kits “ele e ela” ou oferecer promoções para quem quer garantir o presente da namorada ou do namorado.

Julho

20 – Dia do Amigo

Outra boa oportunidade para trabalhar sua criatividade, não só com presentes, mas com as campanhas. No Dia do Amigo uma opção bem bacana é oferecer um desconto que pode ser compartilhado entre duas pessoas.

Agosto

14 – Dia dos Pais
15 – Dia dos Solteiros

Outro clássico das datas especiais do varejo, o Dia dos Pais sempre tem aqueles mesmos presentes clássicos (carteira, caneta, camisas etc.), mas você pode inovar seguindo a tática do Dia das Mães, criando presentes para o pai que gosta de tecnologia, o pai cozinheiro, o pai músico, e por aí vai.

No Dia dos Solteiros aposte em produtos que inspirem a diversão e até em itens pensados para quem quer se presentear, como smartphones e televisões.

Setembro

15 – Dia do Cliente

Outra ótima oportunidade de liquidar produtos de várias categorias e ainda limpar seu estoque antes que os itens para a Black Friday cheguem. Como a data ainda não ganhou tanta notoriedade quanto o Dia do Consumidor, vale a pena investir nela como forma de se diferenciar dos concorrentes, que talvez não participem. Capriche, também, na divulgação para que os clientes saibam o que você está planejando.

Outubro

12 – Dia das Crianças

Hora de liquidar os artigos infantis! Em 2015, já teve loja fazendo até o Mês das Crianças, com ofertas durante todo o mês de outubro. Essa é uma boa estratégia que você pode usar não só nesta data, mas também em outras.

Novembro

24 – Black Friday
27 – Cyber Monday

Depois que a Black Friday se popularizou aqui no Brasil, novembro se tornou um dos meses mais esperados por varejistas e consumidores. Em época de crise, muitos aguardam o ano todo para aproveitar as promoções.

Já fizemos um guia completo para tornar sua Black Friday um sucesso, é só seguir os passos, pois as chances de sucesso são muito grandes!

Muitas empresas também estão emendando as promoções da Black Friday com as ofertas da Cyber Monday, que também tem se tornado bem popular. Capriche no desconto e ganhe mais alguns dias de faturamento alto!

Dezembro

25 – Natal
26 – Boxing Day

O Natal continua sendo uma data especial, não só para aproveitar promoções, mas para comprar presentes, muitos presentes! No e-commerce, os dias de maior faturamento são os primeiros do mês. A partir do dia 20, as vendas devem cair um pouco, porque os prazos de entrega ficam mais apertados.

Uma dica para driblar essa tendência é negociar com as transportadoras prazos de entrega menores e deixar bem claro para o cliente que seu presente será entregue antes do Natal.

Logo depois do Natal, vem o Boxing Day, aquele dia para queimar de vez o estoque que não foi vendido no Natal e se preparar para os lançamentos do próximo ano. 

Durante todo o mês de dezembro falamos sobre datas comemorativas. Se você perdeu algum conteúdo, não tem problema! Acesse o acervo do Impulso Digital e confira todo o material gratuito que criamos para você!