Dezembro - Natal e datas comemorativas

Como a Tapetes Fênix transformou seu estoque parado em um novo negócio

Na maioria das vezes, produto sobrando no estoque é sinônimo de fracasso nas vendas e prejuízo certo. A Tapetes Fênix conseguiu contornar essa situação e transformar um estoque parado em oportunidade de negócio.

Tudo começou em 2010. Depois de passar 17 anos trabalhando em uma grande loja de acessórios para carros, Flavio Miotto e sua esposa, Tatiana, resolveram investir em um negócio próprio.

A Fênix nasceu como fabricante de tapetes automobilísticos, tendo como principais clientes concessionárias e distribuidoras que abastecem lojas de acessórios.

“Esses clientes, eventualmente, faziam pedidos em desacordo com o solicitado pelos clientes deles, e nós, para fidelizar o cliente, procedíamos com a troca. Isso foi gerando um estoque morto de produtos”, contou Flavio.

A situação parecia irreversível. E foi, então, que uma ideia despretensiosa criou um novo mercado para a empresa.

O fundador da Fênix percebeu que aquela sobra de produtos variados, que foram devolvidos, poderia virar dinheiro novamente, e fez um anúncio no Mercado Livre, oferecendo tapetes no varejo.

“Essa experiência nos surpreendeu. Após 90 dias, estávamos em contato com o UOL HOST para iniciar nosso e-commerce”, relembra.

Pois é, às vezes, você escolhe o público e, às vezes, o público escolhe você.

A iniciativa de abrir uma loja virtual aconteceu, principalmente, porque o empreendedor detectou que muitos clientes não se sentiam plenamente seguros em fechar negócio no Mercado Livre.

Depois de montar o e-commerce, a loja de tapetes passou a investir fortemente no digital. Capacitou um profissional e começou a anunciar no Google Adwords e no Facebook, e os resultados vieram. Flavio explica: “Notei que toda vez que fazíamos algum anúncio vinha um resultado. A gente vê o gráfico de vendas subindo quase automaticamente”.

O empresário afirma que as campanhas do Adwords chegam a aumentar as vendas em até 90%. Mesmo em período de crise econômica, como foi 2015, a Tapetes Fênix cresceu 30%, e o faturamento mensal alcançou 110 mil reais. Para 2016, Flavio projeta que esse valor chegará a 200 mil reais por mês. 

Em sua participação no Impulso Digital, Flavio aproveitou para perguntar aos consultores como poderia aproveitar melhor as datas comemorativas. Confira a resposta que Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP, deu a ele.

Quer conferir mais histórias de sucesso no mundo online, como a da Fênix? Fique de olho no Impulso!