Dezembro - Natal e datas comemorativas

O Natal não acabou! Confira dicas para vender mais em dezembro

Para muitas lojas virtuais, dezembro é um mês de altos e baixos. Com o surgimento da Black Friday no Brasil, muitas pessoas adiantam as compras de fim de ano para novembro e, por isso, naturalmente, o movimento cai.

Mesmo assim, no começo do mês ainda há muita gente procurando por presentes, e as vendas aumentam. As primeiras semanas, geralmente, são as melhores. Mas quanto mais o dia 24 de dezembro se aproxima, menor é o faturamento das lojas virtuais.

Isso estava acontecendo com o Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, e o mesmo ocorre com muitos empreendedores. Se você é um deles, não tema, vamos te dar todas as dicas para fazer de dezembro um mês mais rentável.

Entrega rápida

Quer saber um dos principais motivos de as pessoas pararem de comprar na sua loja virtual conforme o Natal se aproxima? Prazo de entrega.

O consumidor sabe que ao comprar pela internet pode conseguir um bom preço, mas vai ter de arcar com o frete. E frete não é só custo, mas tempo; e tempo, neste caso, pesa muito.

Os atrasados que estão buscando presentes no dia 20 não vão poder esperar por cinco ou seis dias úteis para receber seus produtos. Por essa razão é primordial oferecer um envio rápido, que garanta que a entrega será feita antes do Natal.

Para resolver essa questão vale a pena investir em opções de entrega diferenciadas, como motoboy, envio expresso nos Correios e contatar transportadoras que possam acelerar o processo de entrega durante dezembro.

Também é muito importante que essa informação esteja em destaque no site, e não só no carrinho de compras. Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP, reforça essa questão: “Você deve deixar superexplícito que tem disponibilidade de estoque e qual é o prazo para chegar”. O ideal é que o cliente já entre na sua loja virtual sabendo que pode comprar tranquilo porque o presente vai chegar a tempo.

Mas é claro que isso não adianta se a separação no estoque, embalagem, geração de nota e despacho do produto demorarem. Toda a sequência de ações deve ser acelerada no fim do ano.

Retirada na loja

Outra opção que pode ajudar a acelerar a entrega dos produtos é disponibilizar a retirada do produto na loja física. Dessa forma, o cliente economiza com o frete (o que significa que ele pode até gastar mais com os produtos) e tem a garantia de que vai estar com os presentes durante a ceia.

Nos dias que antecedem a comemoração, é provável que você tenha de estender o horário de funcionamento para que o consumidor possa buscar as compras antes ou depois do expediente.

Decorar a loja

Essa é básica, mas muito empreendedor não faz. Você vai fazer promoções de Natal? Tem produtos muito interessantes que podem ser ótimos presentes? Vai investir pesado em marketing para trazer novos clientes e fazer com que os antigos comprem outra vez? Ótimo, mas nada disso adianta se o consumidor visitar o site e não souber exatamente quais são as promoções e os kits de Natal que você tanto divulgou.

Manter sua loja com uma decoração tematizada não é apenas bonito, mas ajuda o visitante a ter certeza de que realmente você está fazendo algo especial para o Natal.

Você também deve usar banners que tragam informações relevantes, como a entrega mais rápida, produtos especiais para presentear e sinalizar descontos para a data com algum elemento gráfico, como um gorro de Papai Noel.

“Não tematizar a loja é a mesma coisa que entrar em uma loja física que te deseja Feliz Natal e diz que tem produtos para a ocasião, mas não tem nenhuma decoração. Você acha estranho e se pergunta se está no lugar certo”, diz Campos.

Recuperar carrinhos abandonados

Sabe aqueles clientes que abandonaram carrinhos, clicaram em anúncios e não compraram ou pediram orçamentos e não fecharam o pedido? É hora de apostar neles. Se a “quase compra” aconteceu durante a Black Friday, então, nem se fala.

O Natal pode ser uma excelente oportunidade para atingir aquele consumidor que, apesar de já ter demonstrado interesse na sua marca ou em algum item específico, ainda não fez um pedido.

“A minha recomendação é segmentar essas pessoas e fazer alguma ação de comunicação dirigida para essa turma, convidando-as para o Natal da loja”, explica Campos.

Capriche nas newsletters e, se possível, ofereça um desconto para que ele consiga comprar ainda em 2015.

Mantenha-se no contexto

Sim, é uma época tradicionalmente de compras, mas você não deve empurrar só anúncios impessoais para os seus clientes. Dezembro é um mês de reflexão, férias e comemorações com a família, então aproveite esse espírito para fazer campanhas, anúncios e conteúdos criativos e bem contextualizados com o período.

Você pode anunciar um jogo americano ou fazer uma bela campanha que mostre uma ceia de Natal com a família reunida e como uma mesa bem-posta deixa o ambiente mais bonito e aconchegante.

Boxing Day

Não podemos esquecer, também, que o Natal não é a última data que o varejo pode aproveitar. O Boxing Day é o dia seguinte ao Natal (26 de dezembro) e serve como estímulo para que os varejistas liquidem o estoque que sobrou do Natal.

A data vem ganhando força nos últimos anos no Brasil e é uma excelente desculpa para fechar o ano com um faturamento mais alto ainda.

O capítulo deste mês é todo dedicado a Black Friday, Natal e outras datas comemorativas. Não perca o episódio em vídeo e acompanhe nosso acervo para acessar as melhores dicas que os especialistas têm para você.