Dezembro - Natal e datas comemorativas
Como transmitir confiança ao seu cliente durante as compras de fim de ano
Durante a Black Friday e o Natal, sabendo que o consumidor está procurando bons presentes a preços baixos, muitas pessoas de má-fé acabam manchando a imagem do e-commerce brasileiro, promovendo fraudes, falsos descontos e se aproveitando de sites menos estruturados para roubar informações dos clientes.
Tudo isso acaba deixando as pessoas um pouco inseguras ao fazer compras nesta época do ano, ainda mais em lojas que elas não conhecem muito bem. Mas existem atitudes que você pode tomar para que seus clientes se sintam mais seguros e estimulados a comprar.
Confira algumas delas, a seguir:
Site criptografado
Um site onde as informações são transmitidas e recebidas de forma protegida, usando a criptografia, garante que criminosos tenham maior dificuldade em invadir seu site e roubar dados bancários e informações pessoais dos seus clientes.
Utilizar o protocolo https:// no seu site mostra para o cliente que ele utiliza esse processo e indica que a compra é mais segura, além de contar pontos para o posicionamento no Google.
Selos de segurança
Ter um selo de segurança na sua loja significa que você se submeteu a um código de conduta e a boas práticas designadas por uma entidade do seu setor. Saber que seu site se preocupa em cumprir regras de segurança ou foi reconhecido por um bom desempenho também inspira mais segurança.
Existem selos de empresa sustentável, de segurança na informação, de bom atendimento ao cliente e até de eventos pontuais, como o selo que garante que sua empresa segue boas práticas de venda durante a Black Friday. Descubra quais são as exigências de cada um e mostre para o visitante quais selos você conquistou.
Um exemplo bacana de selo de segurança (que o Alcyr Neto, protagonista do Impulso, usa em sua loja) é o Clique e-Valide, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net).
Rastreamento
Oferecer a possibilidade de o cliente acompanhar os processos da sua compra também transmite segurança a ele. Informe sempre quando seu pagamento for aprovado, a nota for emitida e o item despachado.
“Se o consumidor não tiver a confirmação do código de rastreamento, a chance de ele ir embora é muito grande”, diz Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP.
Quando a transportadora ou os Correios recolherem o pacote, você deverá receber um código de rastreamento do produto, e poderá acompanhar todo o trajeto até o seu destino. Repasse sempre esse código para o cliente. Saber exatamente onde sua encomenda está vai deixá-lo mais sossegado.
Informações na medida
Se o seu site estiver carente de informações, é hora de arrumar a casa já! A maioria dos consumidores só fecha uma compra pela internet se estiver muito segura do que vai receber em casa.
“Na loja é tudo bem mais legal, você pega o produto na mão, vê o tamanho, aperta, vê como vai funcionar, sente. Na internet, você tem de tentar oferecer essa experiência”, explica Campos.
Para fazer isso, tenha sempre boas fotos, informações de instalação, manutenção, dimensões e cores do produto muito bem detalhadas. Se tiver condições de produzir vídeos e adicionar uma área de depoimentos de quem já comprou, essas também são excelentes estratégias que aumentam a confiança.
Também faz parte das regras do e-commerce no Brasil informar telefone e endereço da loja. Cumpra a exigência e assegure seu cliente de que sua empresa existe de verdade.
Descontos à vista
Você pode dizer que tem mais de 100 produtos com preços especiais, ou que tem até 80% de desconto, mas se não sinalizar exatamente em quais itens o valor foi reduzido, fica difícil para o cliente acreditar. Principalmente se os produtos que ele mais quer não estiverem participando da campanha.
Informe quais são os produtos que estão com condições especiais usando recursos gráficos, banners e mostrando qual é o valor normal do produto.
Atendimento eficaz
Ficar dias sem responder a um e-mail, deixar o consumidor falando sozinho nas redes sociais ou dar respostas vagas e superficiais por telefone deixa qualquer um inseguro. Não dê brecha para que o seu cliente fique desconfiado com a sua marca.
Um atendimento impecável é tudo o que você precisa para transmitir informações, tirar dúvidas e resolver problemas.
Retirada na loja
Em certas datas, como o Natal, o produto tem dia certo para chegar ao seu destino. Se a previsão for que ele chegue depois ou muito em cima da hora, é bem provável que você perca a venda.
“Se você garante que a entrega vai ser realizada antes do Natal, destaque essa condição. Quando o consumidor tem dificuldade de achar essa informação, ele fica pensando se vai mesmo chegar”, conta o especialista.
Uma boa opção, nesse caso, é oferecer a retirada na loja, pessoalmente. Se o cliente souber que pode ir até seu endereço físico e retirar o pacote sem ter de esperar pelos Correios ou transportadora, e ainda economizando no frete, existe uma chance maior de que ele feche a compra com você.
Ter um site seguro e um cliente confiante é só o primeiro passo para uma boa campanha em datas promocionais. O caminho para planejar, implementar e analisar suas promoções está no acervo do Impulso Digital. Confira também nosso e-book especial de datas comemorativas e descubra como ter um fim de ano mais lucrativo.