Dezembro - Natal e datas comemorativas
Você se deu mal na Black Friday? Confira 6 erros que você não deve cometer na próxima
Novembro tem um dos eventos mais especiais para os comerciantes: a Black Friday. A tradição norte-americana, que chegou por aqui em 2010, tem se popularizado, ano a ano, e já representa um grande aumento nas vendas do mês.
Em 2015, o faturamento do e-commerce na data chegou a 1,6 bilhão de reais, segundo a E-Bit. “Nos últimos quatro anos, esse período de quatro dias de Black Friday já chegou a representar metade das vendas de um mês de novembro normal”, diz Mário Fernandes, sócio-fundador da Mobly.
Se a sua loja não teve bons resultados com o evento, é hora de aprender com os erros e se preparar melhor para a próxima:
1. Site lento e instável
A Black Friday pode gerar um aumento muito grande do tráfego, mas seu site precisa estar preparado para isso, porque perder vendas em um dia como esse é tudo o que não pode acontecer.
Contate seu host e servidor para garantir que um grande aumento de visitas poderá ser suportado e sempre mantenha sua equipe de TI de plantão.
2. Mudar preços durante a Black Friday
Imagine só, você recebe um e-mail dizendo que aquele lindo casaco com que sonha faz tempo será liquidado por 200 reais, metade do preço original. Corre para o site e compra. Minutos depois, o preço cai novamente, para 150 reais! Como você se sentiria? Bem mal, não é?
Pode acontecer, também, o contrário: o anúncio diz que o casaco custa 150 reais, mas, na metade do dia, o valor aumenta para 200 reais. Mantenha os preços estáticos, pelo menos, durante as 24 horas da Black Friday.
3. Aumentar o preço antes e diminuir no dia
Parece óbvio, mas muita empresa grande ainda faz isso. Acredite, o consumidor não é bobo e vai consultar ferramentas que vão mostrar que sua loja não está oferecendo desconto nenhum, e sim praticando o famoso “metade do dobro”.
“Os preços são os verdadeiros destaques da Black Friday, por isso devemos ter preços bons descontos. Para conseguir isso é preciso negociar com os fornecedores, e essa é uma conversa que começamos a ter com bastante antecedência”, explica Mário.
Em um período de crise, todo mundo quer fazer bons negócios. Converse com seus fornecedores, explique como a demanda vai aumentar graças a Black Friday e use algumas técnicas de negociação, como fazer um contrato, pagar à vista ou aumentar seu mix.
4. Falta de suporte
A Black Friday pode atrair muita gente que ainda não conhece bem sua loja, e várias dúvidas podem surgir. É essencial ter uma boa equipe de suporte, na loja física, em chat, respondendo a e-mails e atendendo o telefone para que essas dúvidas não impeçam a compra de ser concluída.
Não se esqueça de que esse tipo de promoção envolve um trabalho antes, durante e depois do evento. Não basta planejar e no dia em questão ficar de braços cruzados vendo o dinheiro entrar, muito pelo contrário!
5. Falta de divulgação
Não basta construir para que eles venham. Você pode ter condições excelentes e um site que vai aguentar milhares de visitas na sexta-feira mais barata de novembro, mas nada disso vai adiantar se não tiver clientes navegando no site e comprando.
“Esse período, por si só, já tem um tráfego bem maior que o de outras épocas do ano. Só que planejamos ações para tentar atrair mais pessoas”, conta o sócio-fundador da Mobly.
Isso significa que você deve dar atenção a sua base de clientes, àqueles que já compraram ou realizaram um cadastro na sua loja, mas também não pode deixar de investir em ferramentas de marketing que levem sua marca para outros públicos.
Alguns canais que você pode usar são e-mail marketing, links patrocinados e redes sociais.
6. Pouco investimento em segurança
Cliente que não se sente seguro não compra, mesmo que os preços sejam excelentes. Ainda mais em eventos como a Black Friday, em que todo mundo quer aproveitar. Depois de alguns anos de Black Friday, o consumidor já está consciente de que tem muitas empresas que querem fazê-lo de bobo e, por isso, conquistar a confiança dele é fundamental.
Existem ferramentas que você pode usar para isso, e uma delas é investir em um selo de segurança. A Câmara e-Net tem o selo Black Friday Legal, que qualquer e-commerce pode adquirir se concordar com as boas práticas da entidade e cumprir as diretrizes.
Vale lembrar que não só durante promoções, mas no ano todo, sua loja deve ter elementos criptografados para que os dados bancários e as informações básicas dos usuários não sejam roubados.
Agora que você já sabe tudo o que não pode fazer, que tal acompanhar um passo a passo de todo o planejamento necessário para eventos como Black Friday, Natal e outras datas comemorativas? Tudo isso está no acervo do Impulso Digital e no episódio deste mês. Não perca!