Dezembro - Natal e datas comemorativas
Doces Rocha: ex-moradora de rua hoje fatura R$ 25 mil por mês como empreendedora
Quem vê Alessandra Rocha, hoje, não imagina a incrível história da mulher que chega a faturar cerca de 25 mil reais por mês com seu negócio.
Há quatro anos, Alessandra vivia nas ruas da capital paulista. Foi quando conheceu Edna. “Eu pedi a ela um prato de comida, fizemos amizade e em menos de um mês eu estava morando na casa dela”, conta Alessandra.
Em pouco tempo, Alessandra conseguiu um emprego de doméstica, mas teve de abandonar a função três meses depois, quando descobriu que tinha câncer no rim.
Edna acabou abandonando o emprego para cuidar da amiga, e foi nesse momento que se viram em uma situação extremamente complicada, com contas atrasadas e muito perto de ser despejadas.
Em meio à dificuldade, elas tiveram a ideia de começar uma pequena produção de trufas, bolos e maçãs do amor.
O investimento inicial foi de apenas 30 reais, valor que estava separado para pagar uma despesa da casa. O dinheiro foi usado para comprar embalagens individuais e os ingredientes para preparar bolo prestígio, que ainda hoje é o carro-chefe da Doces Rocha.
“Quando comecei, não sabia fazer nada, nem uma massa de bolo”, relembra a empreendedora. “Eu comecei a procurar receitas na internet, fui testando e vendo o que mais agradava aos clientes”, recorda. No primeiro ano, a produção era de 60 bolos por dia; no segundo, passou para 90; e depois para 100 bolos.
Atualmente, Alessandra e Edna gerenciam uma empresa que conta com cinco funcionários. Os vendedores atuam em várias regiões centrais de São Paulo, como Penha, Brás, São Mateus, Cangaíba e Guarulhos.
As vendas acontecem, principalmente, em lojas, no horário do almoço, mas a produção de Alessandra começa cedo, às 5 horas da manhã. Os bolos saem para a venda ao meio-dia. Às 5 horas da tarde a empresária retoma a produção para o dia seguinte. Alessandra trabalha de segunda a sábado, e aos domingos, geralmente, faz compra de ingredientes.
Em um fim de dia comum, são cerca de 700 bolos vendidos nas ruas, mas Alessandra já chegou a produzir 1 mil bolos no pote para um evento.
Os sabores dos bolos mudam de acordo com a estação. Em dias mais quentes, o foco são as variações mais refrescantes. No inverno, a aposta é nos doces mais encorpados.
A Doces Rocha também tem no seu mix lanches naturais, saladas de fruta e tortas salgadas. “Tudo o que for comida eu reinvento no pote”, conta. “Se vejo um chocolate que acho que pode virar um bolo, chego em casa e tento adaptá-lo para criar minha receita.” Hoje são cerca de 74 sabores, todos desenvolvidos ou adaptados por Alessandra.
Em dezembro, ela começou a ministrar cursos, depois de a amiga Adriana Valente, idealizadora do site Empreender Mulher, que busca fortalecer o empoderamento e a troca de negócios entre mulheres, sugerir que ela repassasse seu conhecimento. Em apenas duas aulas, Alessandra já recebeu em sua casa, onde os cursos acontecem, 19 alunos, e a lista de interessados para as próximas aulas só aumenta.
Durante a aula, Edna e Alessandra recebem os interessados com uma hospitalidade única. A aula é prática, todos participam e levam a produção para casa no fim do dia. A boleira não só revela os segredos de seus bolos, como também partilha técnicas de venda, higiene e receitas de baixo custo. O valor da aula é 60 reais.
Recentemente, Alessandra descobriu outro câncer, desta vez no pâncreas. Mas isso não foi motivo para a empreendedora desistir do seu sonho. Ela vê o problema como outro desafio que deve e vai vencer. “Já tive luz e água cortados em dias em que eu estava trabalhando; já fui quase despejada, e mesmo assim não desisti. Minha grande vitória hoje é estar viva. E, se estou viva, vou ‘arrebentar’”, completa.
Para quem está começando no ramo, ela sugere muita pesquisa. “Você tem de começar conhecendo o mercado e o entorno onde está. Não adianta começar a fazer e não ter para quem vender. Por isso, conheça seus potenciais clientes. E, quando começar, não desista”, finaliza.
Inspirou-se com a história e quer empreender? Confira o acervo do Impulso Digital, que está cheio de dicas de planejamento, gestão, marketing e muito mais para quem quer começar seu negócio.