Dezembro - Natal e datas comemorativas
6 dicas da Oppa para suas promoções em datas especiais
Para quem é empreendedor, fim do ano é tempo de fazer balanços e se planejar para o próximo ano. E esse planejamento envolve as ações promocionais, aqueles dias em que condições especiais fazem seu faturamento ir às alturas.
Para ajudá-lo a preparar boas promoções desde agora e começar 2016 com o pé direito, convidamos o Adriano Meirinho, diretor de marketing da Oppa, loja de móveis e decoração, para dar algumas dicas a você. Veja só:
1 – Faça um programa de afiliados
O especialista explica que em período de grandes promoções, como a Black Friday e o Natal, as lojas costumam aumentar muito seus investimentos em ferramentas de marketing, como links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais.
Se você não tem orçamento para concorrer com um investimento tão alto ou quer diversificar sua área de divulgação, entrar em um programa de afiliados é uma boa opção.
“Entrando em contato com programas de afiliados ou redes que têm vários sites plugados, você negocia diretamente para que eles exibam seu anúncio e paga uma comissão por clique”, diz o especialista.
Vamos ver um exemplo para ficar mais claro. Se uma das suas categorias é de acessórios para cozinha, você pode entrar em contato direto com blogs de culinária, sites de decoração e até as marcas com as quais você trabalha para que eles exibam um banner da sua loja.
Meirinho explica, ainda, que essa comissão depende do segmento e é negociável, variando entre 3% e 15%. O processo todo é bem simples: “Você se cadastra no programa, eles fazem a aprovação e você submete as peças de divulgação para que eles exibam”, conta.
2 – Seja diferente
“No mercado existem vários players vendendo os mesmos equipamentos que você, mas o segredo para se sair melhor é ter algo diferenciado”, afirma Meirinho. O ideal, aqui, é dar uma boa pesquisada no seu mercado, descobrir o que seus concorrentes estão fazendo e tentar inovar.
Quando perceber que todo mundo está apelando para os descontos, por que não trabalhar com kits? Ou frete grátis? Ou cupons de desconto para próxima compra? Ou um brinde? São muitas possibilidades!
Muitas vezes essa diferença pode estar em detalhes simples, como ter uma aproximação maior com o cliente, oferecer conteúdo de qualidade, criar uma embalagem mais resistente e até decorar sua loja para o Natal, quando nenhum concorrente faz isso. Esteja atento ao seu mercado e certamente vai descobrir algum ponto para inovar.
3 – Esteja atento à popularidade dos seus produtos
Na hora de criar promoções, um dos primeiros passos é saber quais produtos estarão no seu mix. Meirinho dá algumas dicas para descobrir quais são os melhores itens para participar de uma promoção: “produtos que têm mais visualizações e mais vendas, provavelmente, vão vender mais em dias de promoção. Analisamos, também, o que vendeu mais no ano passado, na mesma época”, conta.
Em outras palavras, vale eleger alguns dos produtos favoritos dos seus clientes. Se os celulares foram os top sellers da sua Black Friday 2015, é bem provável que o sucesso se repita na Black Friday do ano que vem. Por isso considere inseri-los no seu mix de descontos.
Claro que um fator determinante para um produto participar de uma promoção é o valor de desconto que você vai conseguir. Se você tiver uma margem apertadíssima e não puder reduzir o preço com o fornecedor, é melhor manter o preço normal do que diminuir e acabar tomando prejuízo. Lembre-se sempre que uma boa promoção também depende de uma boa negociação com os fornecedores!
4 – Mantenha seu site pronto
Antes de fazer alguma ação promocional, tenha certeza de que sua loja virtual vai aguentar o volume de visitas. “Dia de promoção é um dia em que nada pode dar errado”, comenta o consultor, e ele tem razão.
Para não ter nenhuma surpresa ruim, faça um checkup completo no site e verifique se todos os processos, da visualização do produto até o pagamento, estão funcionando corretamente. Lembre-se, também, de conversar com o seu host e o seu servidor para garantir que terá todo o suporte necessário.
Juntamente com isso existem vários outros passos para ter uma promoção de sucesso, como ter uma equipe bem preparada e uma logística eficiente, não esqueça deles!
5 – Calcule quanto vale a aquisição do cliente
Esse é um trabalho importantíssimo, mas que muito empreendedor deixa de fazer: descobrir quanto vale trazer um novo cliente. Você pode estar pensando: “Ué, vale o equivalente à margem”. Mas será que é assim mesmo?
Pare para pensar. Para fazer uma venda você tem os custos de compra do produto, transporte até a loja, pagamento de funcionários, hospedagem do site, entre outros. Mas, além disso, para fazer com que um novo cliente chegue até você e compre existem outros gastos: investimento em redes sociais, newsletter, links patrocinados, flyers e tudo o mais que você possa usar para captar potenciais consumidores.
Agora, se para cada novo cliente você tiver de investir 50 reais, e sua margem pela venda for de apenas 20 reais, é um bom negócio? Se ele fizer apenas uma compra não é, mas se você puder fidelizá-lo e fazê-lo “pagar” o investimento que você fez para trazê-lo com outras compras, o quadro melhora.
“É aí que você tem de fazer uma análise a longo prazo”, diz o diretor da Oppa. “A longo prazo, esse cliente que eu conquistei vai ter recompra? Quantas vezes ele vai comprar durante o ano? Isso é lucrativo? Essa é uma estratégia para ganhar mercado que os grandes varejistas fazem”, explica.
6 – Use as promoções para ter resultados perenes
“Use esse momento para captar clientes para sua base, para criar um vínculo, para desenvolver uma relação de longo prazo com eles”, Meirinho sugere.
Durante as promoções, muitos clientes vão visitar seu site, se cadastrar na sua base e até abandonar carrinhos antes de finalizar a compra. Tudo isso mostra que eles já se interessaram por sua loja e, muitas vezes, falta só aquele empurrãozinho para fechar o pedido.
O que você pode fazer para tentar converter esses potenciais clientes é trabalhar uma boa comunicação com eles, o vínculo que o Meirinho citou. Faça isso enviando peças de e-mail marketing personalizadas, investimento em retargeting e trabalhando o relacionamento até que ele esteja seguro para comprar.
O Adriano Meirinho é um dos especialistas que, este mês, ajudaram o Alcyr Neto a criar promoções mais eficientes. Acesse o nosso acervo para ver todas as dicas dele e dos outros consultores.