Dezembro - Natal e datas comemorativas

5 dúvidas comuns de quem quer investir em datas comemorativas

Que datas comemorativas são ótimas para o varejo não há dúvidas. Dificilmente, você vai encontrar um empreendedor que não venda mais no Dia das Mães, não veja o faturamento subir na Black Friday ou não passe o ano sonhando com as vendas de Natal. Mas existem várias dúvidas que começam a surgir quando as datas comemorativas estão à vista, e muitos empreendedores se atrapalham no processo.

Para isso não acontecer mais com você, levantamos as principais dúvidas sobre o tema e, com a ajuda de especialistas do Impulso Digital, respondemos a todas elas!

#1 Quando começo a planejar?

O mais cedo possível. Adriano Meirinho, diretor de marketing da Oppa, explica como funciona o processo na loja online de móveis e decoração: “o nosso planejamento de Black Friday, por exemplo, começa, no mínimo, dois meses antes da data. Procuramos entender quais serão os produtos no mix e se vamos ter algo especial, como um kit”.

Parece muito? Não se esqueça que para fazer uma promoção de sucesso você vai precisar negociar com fornecedores, preparar sua logística e definir estratégias de divulgação, entre outras tarefas. Não adianta querer fazer tudo em cima da hora.

#2 Como consigo preços melhores?

Isso é fácil. Negocie com os fornecedores. “Pense se você tem fornecedores que vão entrar com você nessa”, sugere Meirinho.

Explique a eles sobre a promoção e como isso pode elevar a venda do produto em questão. Afinal, se você vai vender mais, seus fornecedores também vão.

Mesmo que você fique um pouco receoso, vale a pena tentar, você pode se surpreender. O Alcyr Neto, dono do Empório do Lazer, conseguiu descontos de até 30% ao negociar os produtos de destaque para a Black Friday.

#3 O que fazer quando não consigo desconto?

Em promoções como a Black Friday, o que chama, mesmo, a atenção, é o preço. Mas quando você não consegue mais reduzir o valor há outras opções, como oferecer frete grátis, criar kits e até disponibilizar um cupom de desconto para a próxima compra.

“Na Black Friday, o principal é o preço; o cliente quer desconto. Mas você pode criar um diferencial ao oferecer um kit ou um brinde, por exemplo. Isso pode dar bons resultados. E mais importante, ainda, é criar um vínculo com o consumidor”, diz Meirinho.

De acordo com o especialista, ao oferecer conteúdo relevante e enviar promoções personalizadas você transforma um cliente pontual em um seguidor fiel e disseminador da sua marca.

“Entrar em uma guerra de preços é uma estratégia suicida. Eu prefiro competir com diferencial a sacrificar minha margem e tomar um prejuízo”, reflete.

#4 Tenho de aumentar o investimento em marketing?

Se você quer potencializar os resultados da ação, a resposta é sim. “Em época de promoção, todo varejista aumenta o investimento em marketing”, diz Meirinho.

Mas o importante é não perder a mão e dosar seu investimento para que você não acabe gastando mais do que vai receber, se fizer a venda.

É essencial, também, distribuir o investimento. Não se esqueça de que não existe só uma ferramenta. Aposte em e-mail marketing, links patrocinados, rede social, banners, enfim, tudo o que possa atrair o consumidor para o seu saldão.

#5 Participar da Black Friday não vai diminuir minhas vendas de Natal?

Talvez diminua, porque muitas pessoas vão adiantar a compra dos presentes de fim de ano, mas isso não é necessariamente algo ruim. Sempre tem os atrasados, que vão te procurar no fim de dezembro.

Meirinho explica que alguns segmentos de e-commerce podem ter mais vendas na Black Friday, mas outros podem continuar tendo pico de vendas só em dezembro.

“Natal e Black Friday são datas bem próximas”, diz o consultor, “mas o ideal é criar um vínculo de recompra. Fazer com que a pessoa que consumiu na Black Friday volte no Natal, ou aproveitar para converter a compra daquele consumidor que abandonou o carrinho”, essa é a melhor solução, não é?

Durante todo o mês, o Impulso Digital vai dar mais dicas para você lucrar mais nas datas comemorativas. Assista ao episódio do mês e descubra como o calendário pode ser seu melhor amigo!