Abril - Diagnóstico e planejamento

"Quero 1 mil pedidos por dia": conheça Alcyr Neto, o empreendedor do Impulso Digital



A história de Alcyr Ferreira Neto, ou Neto como gosta mais, é típica dos empreendedores brasileiros. Ele começou a trabalhar com vendas aos 14 anos, ajudando o pai, que fazia lareiras e churrasqueiras sob medida. Neto chegou a cursar uma faculdade, Direito, mas não seguiu na área.

 

“Sempre quis trabalhar com vendas, nunca pensei em seguir um caminho de carteira assinada. Queria abrir a minha empresa e trabalhar, correr atrás”, conta.

É com esse foco que, em 2005, ele abre a Empório do Lazer. A loja física foi criada na zona oeste de São Paulo para vender produtos relacionados, claro, ao lazer. Das churrasqueiras e lareiras que seu pai instalava até facas especiais, coolers, provoleiras e toda sorte de itens relacionados com diversão em família ou entre os amigos.

Com toda a experiência na área, logo a Empório se tornou lucrativa. Neto, empolgado, viu que muita gente já estava ganhando dinheiro com a internet. Decidiu abrir a sua loja virtual e aí que começaram os problemas.

“Muito da minha experiência da loja física não passava imediatamente para a loja virtual. Vender online é mais complicado”, disse.

Por conta da sua história, da sua vontade de aprender e de seus planos ambiciosos para o futuro, Neto foi selecionado a ser o primeiro empreendedor participante do Impulso Digital. O reality show vai, durante 10 meses, conectar o empreendedor com especialistas de diversas áreas – de gestão a marketing, de finanças a precificação - para que Neto consiga aplicar todo o conhecimento na loja e fazê-la, pela primeira vez desde inaugurada, lucrativa.

Você vai acompanhar tudo o que vai acontecer com o Neto e a Empório nesse período por meio de uma série de conteúdos:  post de blogs, vídeos, infográficos, livros eletrônicos a apresentações em ppt. Tudo isso para que a experiência dele ajude você também na tarefa de tocar a sua loja virtual.

Quer conhecer mais sobre a história do Neto? Confira.

Primeiros passos

Como contamos lá no começo, Neto começa a trabalhar aos 14 anos, ajudando o seu pai na empresa dele que fazia lareiras, churrasqueiras, fornos e coifas em alvenaria. A empresa, com 26 anos de existência, é bem conhecida na Mooca.

Com o tempo, Neto viu uma oportunidade de negócios. Em vez de comprar de outras lojas os itens que seu pai precisava para construir as obras sob medida, ele poderia entrar nesse ramo, negociando diretamente com os fornecedores. Assim, de uma só vez, ele conseguiu diminuir os preços dos projetos realizados pelo pai ao cortar as lojas intermediarias e comprando em quantidade, além de abrir uma nova fonte de receita com a venda de produtos.

Nascia a Empório do Lazer. Na época, Neto contou com o apoio de dois sócios. Pouco tempo depois, ele conseguiu comprar a parte de um dos parceiros e, em 2014, adquiriu a participação do outro sócio. Hoje ele é o único dono da Empório.

Por mares – virtuais – nunca dantes navegados

Em 2009, Neto começa a ver o potencial de vendas da internet no comércio eletrônico.  Cria a Empório do Lazer online e começa a vender diversos produtos. Só que, ao contrário da loja física, ela não caminha tranquila.

A loja virtual, que não dá lucro, depende da loja física para continuar existindo. Na correria, Neto não consegue mais, sozinho, resolver os problemas das duas lojas e fazer com que ambas tenham sucesso. Mas ele está pronto para arregaçar as mangas e fazer tudo acontecer.

Pronto para o Impulso (Digital)

Ao acompanhar a história do Neto, você empreendedor vai encontrar várias dificuldades em comum, erros que podem ser evitados e ideias que podem ser aproveitadas no seu próprio negócio. Já se você ainda nem abriu a sua empresa (mas sonha em deixar de ser funcionário), as histórias do Neto podem te inspirar a encarar o desafio e colocar a mão na massa.

Neto está empolgado com a oportunidade e esperar adquirir um enorme conhecimento sobre novas mídias e canais de comunicação com o cliente.

“As possibilidades infinitas da loja virtual me encantam. Meu sonho é acessar o sistema e ver os pedidos entrando sem parar. Quero saber o que tenho que fazer para ter mil pedidos entrando por dia”, diz. 

Não vai ser fácil, mas a jornada do Neto será cheia de desafios e aprendizado. E, acima de tudo, a Empório do Lazer online depende do trabalho dele para se transformar em um sucesso. Gostou? Fique ligado no Impulso Digital!