Junho - Finanças e meios de pagamento

eShow: especialista apresenta 4 estratégias para crescer ainda em 2015

O mês de julho já bate à porta, lá se foi meio ano! Mas 2015 não está perdido, pelo contrário. Seis meses é tempo suficiente para dar um gás ao seu negócio e driblar o momento de cenário econômico desafiador
 
Foi para convencer os empreendedores disto que Solange Oliveira, especialista em e-commerce, apresentou, durante o eshow São Paulo, a palestra 4 Estratégias para Crescer ainda em 2015, com dicas extraídas do Impulso Digital, o primeiro reality show de empreendedorismo online do Brasil. A ação foi patrocinada por UOL HOST e PagSeguro.
 
 
A palestrante destacou que, apesar da desaceleração na economia do país, o e-commerce deve crescer 23% neste ano e que 4 bilhões de pessoas farão sua primeira compra online em 2015.
 
Confira as dicas da Solange para surfar nesses números e impulsionar seu negócio online:
 

Planejamento é o seu GPS 

 
A apresentação começa destacando a atitude mais básica a ser tomada por qualquer empreendedor, porém, frequentemente esquecida: o planejamento. Solange enfatizou que para crescer é preciso traçar metas, fazer planilhas, montar um calendário de datas sazonais e, o mais importante, calcular o retorno de cada investimento. 
 
Para reforçar o recado, ela mostrou o vídeo do Impulso Digital, no qual o consultor Edson Rigonatti, mentor Endeavor e sócio da Astella Investimentos, que faz aportes em negócios online inovadores, traz algumas dicas sobre planejamento.
 
Nele, Edson enfatiza a importância de planejar cada nova etapa de crescimento do negócio, desde a conquista dos primeiros clientes até a escala. Confira:
 
 

Conhece teu cliente como a ti mesmo

 
O próximo ponto destacado pela consultora foi a importância de conhecer bem seus clientes para poder atendê-los com excelência e vender mais. Segundo Solange, a maioria dos lojistas constrói lojas para si mesmos e se esquece do público-alvo.
 
No Impulso, os empreendedores encontram dicas e ferramentas para fazer essa lição de casa, como a definição de personas e o mapa da jornada do consumidor.  
 

Mobile não é opção

 
Outro ponto abordado pela palestrante foi o crescimento do mercado mobile. Destacando dados recentes do Mobile Day Google, como o fato de o número de smartphones no Brasil já ser maior que o número de desktops, Solange alerta os empreendedores que não dá para deixar esse filão de fora da estratégia. Quem quer expansão precisa ter seu site e sistemas preparados para receber os usuários de dispositivos móveis.
 
Traçando este panorama, ela fez, também, o link com o tema mais badalado do evento: o omni-channel. Ela garante que uma loja virtual não precisa de recursos financeiros para “estar onde o cliente estiver”. Tudo se resume a um bom atendimento e à presença em diferentes canais. É preciso investir em múltiplas plataformas de atendimento, canais diversificados e apresentar muita agilidade e disponibilidade em atender.
 
O consultor Edson Rigonatti, do Impulso, deu dicas ao lojista James Smith, dono da Tenda dos Tapetes, para aproveitar seu potencial omni-channel:
 
 

Correios, transportadoras (ou nenhum dos dois?)

 
Para encerrar a apresentação, a quarta e última dica foi focada no aprimoramento das entregas e da logística. Solange abordou os pontos positivos e negativos dos meios mais comumente utilizados, Correios e transportadoras, mas provoca o público nesse tópico. 
 
“Por que não pensar fora da caixa? Por que não buscar outras opções?”, pergunta ela. E, para exemplificar, ela traz os aplicativos de motofretes e as entregas feitas na região central de São Paulo por bicicletas. 
 
De acordo com a especialista, cabe a cada loja analisar seu público, os pedidos, a área de entrega e pensar formas mais inteligentes e econômicas de entregar o produto. “Ganhar um real em cada entrega pode ser importante não só para as finanças do e-commerce, mas também para fidelizar um cliente”, finalizou a especialista.
 
Alcyr Neto, o protagonista do Impulso Digital, aprendeu essa lição na prática. Ao analisar suas entregas com a ajuda dos especialistas do Impulso, ele descobriu que poderia economizar no frete e ter mais eficiência usando transportadoras com foco regional. Veja o que ele descobriu nesse episódio do Impulso:
 
 
E se você curtiu as dicas de Solange e quer saber mais sobre como turbinar sua loja virtual, não deixe de baixar os e-books de Diagnóstico e Planejamento e Estoque, Logística e Pessoas do Impulso.