Setembro - E-mail marketing e promoções

5 erros que podem estar matando o seu e-mail marketing

Apesar de o e-mail marketing ser uma das estratégias mais eficientes para conversão no varejo, muitos empreendedores não acreditam na ferramenta. Mas, se dá certo para tanta gente, por que não tem dado para alguns?

Olha, a resposta mais sincera é que você pode estar fazendo coisas erradas. Abaixo, listamos alguns erros clássicos que podem estar impedindo que sua estratégia de e-mail marketing dê certo (e explicamos como você pode corrigir para conseguir os melhores resultados).

Falta de frequência

Coloque-se no lugar do cliente. Você se cadastra para receber e-mails de um site. Passam alguns meses, você não recebe nada e nem se lembra mais do nome da loja. Um belo dia, com sua caixa lotada, recebe um e-mail de promoção. Qual é a chance real de você se lembrar daquela loja, se interessar e comprar algo? Pequena, claro.

Manter contato frequente com sua base de e-mail é extremamente importante para começar um bom relacionamento. Aos poucos, você vai apresentando sua marca, oferecendo conteúdo e vantagens e, com o tempo, o cliente já vai saber quando você vai entrar e contato e até esperar por isso!

E-mails muito “vendedores”

Fazer e-mail marketing não é só entupir a caixa de entrada dos seus clientes com oportunidades para que eles gastem dinheiro. Na verdade, a prática tem a ver tanto com relacionamento como com venda. Invista em conteúdo, vantagens e material que faça o cliente conhecer melhor sua marca – e as promoções são só uma parte da estratégia.

Entenda que nem toda semana ele vai querer comprar de você – e pode até demorar meses para que ele faça um pedido –, mas pode estar procurando um conteúdo sobre como usar melhor certo produto, como economizar na manutenção ou um cupom de desconto como agradecimento por ter se registrado. Diversifique as mensagens e conquiste o cliente.

Títulos pouco chamativos

Não adianta ter um ótimo conteúdo se o destinatário não se interessar em abrir o seu e-mail. Capriche nos títulos diferentes, curiosos ou que transmitam alguma informação que o cliente realmente possa utilizar. “Como escolher o painel perfeito para sua TV”, “Segredos para cuidar da sua bijuteria” e “Você foi escolhido! Aproveite este desconto só para você” são alguns dos títulos que podem funcionar.

Mas ninguém conhece o seu cliente melhor que você, então, crie títulos que você acha que fazem sentido e faça testes na prática. Com o tempo, os melhores vão ficar claros e você vai encontrar o caminho.

Base comprada

Esse é um erro grave, embora muita gente não saiba. Quando você dá os primeiros passos no e-commerce e ainda não tem clientes, pode cair na tentação de comprar uma base de contatos, uma lista gigante de e-mails. Parece uma boa, né? Todo esse pessoal pode ser seu cliente. Mas, se você pensar só um pouquinho, vai ver o tamanho da furada.

Primeiro, essa lista foi vendida para muita gente. Ou seja, a mesma ideia “genial” foi tida por todos os concorrentes. Então, é bem provável que esse cliente esteja atulhado de e-mails marketing. E, segundo, se alguma outra loja vendeu sua lista de e-mails, tem coisa errada. Os clientes são o maior patrimônio de uma empresa, e se essa loja está vendendo os dela, é melhor desconfiar.

E tem mais problemas. Por mais que você tenha gasto pouco com a base, não há garantia nenhuma de que aquelas pessoas tenham algum interesse em você. E, pior, é provável que muitas delas fiquem irritadas com os e-mails da sua loja. Aí, irritação gera denúncia por spam e a reputação da sua loja vai lá para baixo. E isso pega muito mal para a sua imagem. Com o tempo, os provedores de e-mail vão identificar sua ferramenta de disparo como uma disseminadora de spam. Aí, quando você quiser fazer e-mail marketing direito, com a sua base, vai estar bem prejudicado.

Falta de segmentação

Um e-mail sobre como usar saia de cintura alta pode funcionar muito bem para mulheres, mas não é ideal para os homens. A melhor mensagem é aquela feita para determinado tipo de público e que informa aquilo que é relevante para ele.

E, embora todos os clientes na sua base tenham em comum o fato de já terem comprado com você, ou se cadastrado para receber suas novidades, a lista de e-mails de clientes (muita gente chama isso de mailing) é composta de diversos perfis. A sua missão, então, é descobrir quais são esses perfis, segmentar os clientes e organizá-los em grupos para cada mensagem ter um impacto maior.

Como separar? Depende da sua empresa. Essa divisão pode ser feita de acordo com o tiquete médio de cada um, preferências de compra, valor de produtos que preferem, categorias que mais compram, local onde moram, enfim, aquilo que fizer mais sentido para o seu negócio.

Quer saber mais sobre e-mail marketing? O conteúdo do Impulso Digital deste mês será inteiramente dedicado a e-mail marketing e promoções! Para não perder nada, assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais!